Mediação de Conflitos

Mediação de Conflitos

A procura por métodos eficazes de solução de conflitos tem aumentado significativamente no Brasil nas últimas décadas. Por inúmeras razões (morosidade, descrédito, custos etc.), boa parte das pessoas que enfrentam problemas em suas vidas pessoal e profissional tem preferido buscar formas mais adequadas de resolver seus conflitos, ao invés de delegá-los nas mãos de advogados, juízes e tribunais.

 

É premissa basilar da Mediação de Conflitos que as próprias partes, por meio da restauração do diálogo facilitada pelo Mediador, vislumbrem alternativas para lidar com o problema que enfrentam e que outrora pensavam não ter solução.

 

Numa Mediação, não existem mais polos opostos, e todos os envolvidos olham para o conflito sob uma ótica comum, que os ajuda a lidar melhor com o problema, tendo a chance de solucioná-lo de forma benéfica a todos os indivíduos por ele afetados, direta ou indiretamente.

 

A nosso ver, a crescente procura pela Mediação de Conflitos demonstra o despertar para o início de uma mudança de mentalidade, já que sua eficácia parte da premissa da autorresponsabilização dos indivíduos que, compreendendo sua coparticipação no conflito, assumem o protagonismo pela sua resolução.

Allegory of Wisdom. Benedetto Luti, 1500. Fonte: commons.wikimedia.org

Mediação Psicossocio-integrativa

Os conflitos humanos envolvem não apenas questões de ordem prático-social, e comumente estão enraizados em questões subjacentes, pertencentes ao campo das emoções e dos sentimentos, que necessitam ser compreendidos para se tenha alguma chance de serem verdadeiramente pacificados.


Neste sentido, o Centro de Estudos Jurídicos da Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco criou e desenvolveu a Mediação de Conflitos Psicossocio-Integrativa, que atua com o Método Psicossocioterapêutico de Mediação, o qual promove a integração das técnicas e procedimentos próprios da Mediação de Conflitos com os conhecimentos psicossocioterapêuticos sobre as causas, psíquicas e sociais, que são subjacentes aos conflitos humanos, revelados pela Ciência Trilógica, escola de pensamento desenvolvida pelo psicanalista, cientista social e teólogo Norberto da Rocha Keppe, que possui décadas de experiência em gestão de conflitos humanos baseada na consciência, internacionalmente reconhecido pelos resultados práticos obtidos em solução de conflitos (sociais, físicos e psíquicos).

 

Por meio do Método Psicossocioterapêutico, exclusivo da escola de Mediação Psicossocio-Integrativa, os mediandos são chamados a refletirem sobre causas, possivelmente desconhecidas, que os conduziram à situação prática de conflito que vivenciam em sua empresa, família, convivência social etc.

A consciência é o único remédio verdadeiramente eficaz para promover a pacificação dos conflitos sociais, surtindo efeitos, primeiramente, no interior dos indivíduos, para então controlar seus reflexos nocivos externos em seus relacionamentos interpessoais, negócios etc.


Tecnicamente, a Mediação Psicossocio-Integrativa em nada se diferencia das demais escolas de Mediação, sendo aplicada de maneira bastante similar aos demais métodos de mediação existentes, contudo neste método o Mediador trabalha pela criação de um ambiente terapêutico (estético e ético) que ajudará os mediandos a passarem a perceber o conflito sob suas diferentes óticas, ressignificando o conflito em seu mundo interior, e assim ampliando sua percepção sobre a origem e a possíveis soluções do conflito.

Ao participarem da Mediação Psicossocio-Integrativa, os mediandos têm a oportunidade de experienciar uma sensação de calma e tranquilidade que é própria do método psicossocioterapêutico, visto que nele o Mediador trabalha pela redução dos mecanismos catalizadores de conflitos que causam agitação interna e dificuldades de lidar com o problema na prática.


Ao colaborarem com o processo mediativo, além de obterem condições de pacificar o conflito e ajustarem soluções adequadas, esta experiência pode surtir efeitos positivos duradouros para toda a vida dos mediandos.

Para contratar, preencha o formulário abaixo.